Post por: Maísa Furtado / www.maisafurtado.com; Autoria da pesquisa: Dr. Aner Tal – PhD em Psicologia do Consumo
Há 2 semanas encontrei um vídeo criado pelo site Quartz Media que resumia os achados das pesquisas realizadas no “Cornell Food Lab” (EUA). De maneira muito didática, o autor dessas pesquisas – Dr. Aner Tal – trazia os resultados do que observou em seu laboratório em forma de dicas para comer menos e melhor. As dicas, além de interessantes, se mostraram simples, fáceis de incluir na rotina e com potencial para ajudar na mudança de hábito de pessoas que querem emagrecer ou serem mais saudáveis. Acompanhe abaixo a tradução livre do material:
Sempre que possível organize o seu ambiente e a sua vida para que você não precise depender da sua força de vontade.
Coloque comida saudável em um local mais visível e mais acessível.
A maioria das nossas decisões em relação à comida não é feita de forma racional e consciente, mas por reações ao ambiente. Coloque os alimentos mais saudáveis na primeira prateleira da geladeira ou na frente dos outros alimentos no armário. Dessa forma, assim que abri-los verá as melhores opções do que comer.
– Use pratos mais leves.
Em pratos mais pesados é mais difícil perceber a quantidade de comida colocada no prato e, consequentemente, mais fácil colocar mais comida e comer mais.
– Escolha pratos pequenos.
Pratos grandes dão a impressão de pouca comida – eles vão parecer vazios com a mesma quantidade que seria suficiente em um prato menor.
– Corte sua comida em pequenas porções para se sentir mais satisfeito.
Mais pedaços fazem você “pensar” que comeu mais e dão mais sensação de saciedade.
– Não coma assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que o distraia.
Quanto mais distraído você está, maior a quantidade de comida ingerida sem perceber. A lógica é parecida com a de cima: sem prestar atenção no que está comendo o seu organismo vai demorar mais a perceber que está satisfeito.
– Não coma assistindo a filmes de terror ou de ação.
Além de estar distraído, você também fica nervoso ou empolgado e isso o faz comer mais.
– Não vá ao mercado com fome.
Segundo Dr Tal, quando as pessoas fazem compras com fome, elas tendem a escolher uma maior proporção de comidas cheias de açúcar e calóricas.
Se não houver como ir ao mercado sem fome a dica é fazer uma lista de compras e se prender a ela. Fazendo isso, você não passará por corredores em que não há nada da sua lista para comprar (como o do sorvete!).
– A privação sempre “sai pela culatra”.
Se você não pode comer doces e vai a uma festa cheia deles e tem que ficar resistindo, isso cria uma sensação de privação. A privação leva as pessoas a fugirem de suas dietas ou a abusarem depois de conseguirem resistir.
Apesar de não ter sido comentado pelo Dr. Aner Tal, acredito que a melhor forma de lidar com a privação é não criá-la: não se expor ao que não pode comer, ou, caso não tenha como fugir e sinta muita vontade, se permitir um pequeno pedaço em vez de proibir totalmente o consumo.
Esperamos que essas dicas te ajudem a ser mais saudável! Tem dúvidas ou gostaria de sugerir um tema pro nosso blog? Deixe um comentário!
Categorias
Postagens Recentes
- 21 maio 2017Você já ouviu falar em Higiene do Sono?
- 07 fev 2017APP: “Thirty – Metas diárias”
- 06 jan 2017LISTA: 8 dicas para comer menos
- 31 maio 2016LIVRO: O Lobo Mau no Divã
- 16 mar 2016A importância da co-terapia no tratamento de casos clínicos difíceis
Muito interessante e são ótimas dicas. Principalmente por serem aplicáveis e reais!
Parabéns. bjs