Serviços | TCC Infanto-juvenil

Assim como ocorre na psicoterapia com adultos, a psicoterapia com crianças e adolescentes tem como objetivos propiciar, ensinar e desenvolver habilidades e competências que permitam reduzir o sofrimento psicológico e o comportamento desajustado. No entanto, a intervenção precisa ser projetada para o nível de desenvolvimento cognitivo da criança. Essas adaptações trazem para o profissional o desafio de traduzir conceitos abstratos em exemplos simples e concretos com os quais a criança pode se relacionar mais facilmente, uma vez que as crianças não possuem o mesmo nível de desenvolvimento social, linguístico e cognitivo do adulto.

A TCC enfoca o relacionamento entre as cognições (o que pensamos), o afeto (como nos sentimos) e os comportamentos (o que fazemos) e demonstrou efeitos positivos no tratamento de uma série de problemas psicológicos infantis comuns. Crenças e Esquemas desadaptativos são formados na infância e estão relacionados ao desenvolvimento e manutenção de problemas psicológicos e levam a padrões de comportamento repetidos ao longo da vida. Este fator aumenta ainda mais a importância da psicoterapia nesta faixa etária, de forma que, ao promover processos cognitivos mais adaptativos em crianças, podemos minimizar futuros problemas de saúde mental.

Outro importante diferencial do atendimento infanto-juvenil está relacionado à importância do envolvimento da família e da escola. O terapeuta deve estar sempre atento às questões que norteiam os problemas infantis e elaborar planos de tratamento adequados às necessidades da criança e do adolescente, enfocando o tratamento dentro de seu ambiente familiar, escolar ou social. É por meio de sessões com os pais que estes irão expor suas dificuldades e dúvidas em relação ao problema que enfrentam e que envolvem as crianças e receberão orientação para lidar com elas. Pais e professores devem trabalhar em conjunto e de forma constante e consistente, a fim de facilitar a modificação do ambiente da criança e permitir a manutenção e generalização dos novos comportamentos aprendidos na terapia.