Serviços | Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) é uma linha da psicologia desenvolvida como uma psicoterapia estruturada, focada no presente, direcionada a resolver problemas atuais – apresentados pelo paciente no momento de procura da terapia – e a modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais do indivíduo. É uma terapia objetiva, que parte do pressuposto que os nossos pensamentos influenciam os nossos sentimentos e comportamentos. Isso quer dizer que o que pensamos e a maneira como interpretamos cada situação que vivenciamos influencia o que iremos sentir e como iremos nos comportar diante dessas situações. Ao contrário do que costumamos pensar, o que sentimos não está diretamente relacionado aos acontecimentos e sim a como os percebemos. Portanto, cada pessoa interpreta as situações e a vida de um jeito diferente e único.

A maneira como pensamos é pautada em crenças que temos a respeito de nós mesmos, do mundo e das outras pessoas e também em juízos de valor como: “Isto é certo, errado, imoral, moral”. Essas crenças e valores são construídos desde a infância e fortalecidos através de nossas experiências ao longo da vida. E tudo isso é aprendido. Portanto, nós aprendemos a acreditar em certas coisas como sendo verdadeiras, porém, nem todo pensamento que temos é realmente verdadeiro ou condizente com a realidade.

O ponto de partida do tratamento, portanto, são as disfunções presentes na forma de o sujeito avaliar a si mesmo e ao mundo, que aparecem através da queixa do paciente. Assim, o objetivo do tratamento na TCC é identificar os pensamentos disfuncionais a fim de modificá-los, criando formas alternativas de pensar e avaliar determinadas situações e, com isso, mudar como você se sente e como você se comporta.

O seu processo terapêutico, portanto, funciona baseado nas seguintes diretrizes: (1) formulação em termos cognitivos do problema do paciente de modo contínuo; (2) aliança terapêutica segura; (3) colaboração e participação ativa; (4) orientação em metas e foco no problema; (5) enfatizar o presente; (6) ser educativa, visando ensinar o paciente a ser seu próprio terapeuta e enfatiza prevenção de recaída; (7) ter tempo limitado; (8) sessões estruturadas; (9) ensino aos pacientes de como identificar, avaliar e modificar seus pensamento e crenças disfuncionais; (10) utiliza-se de técnicas para mudança do pensamento, humor e comportamento.

O tratamento com TCC tem eficácia comprovada para diversos tipos de transtornos, como depressão, transtorno do pânico, agorafobia, transtorno de ansiedade generalizada, ansiedade social, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos alimentares, entre outros. Porém, a TCC não se resume ao tratamento apenas de pacientes com transtornos e diagnósticos estabelecidos. Ela também é indicada para paciente sem diagnósticos, podendo ser aplicada a todos os tipos de queixas e sofrimento psicológico. Isso ocorre, pois esse tipo de terapia propõe ao paciente o conhecimento sobre seu funcionamento cognitivo, para que ele possa aprender ferramentas para questionar seus pensamentos distorcidos e novas estratégias para atuar no ambiente, promovendo mudanças emocionais e comportamentais duradouras.